sexta-feira, 20 de novembro de 2009



Vocação à Vida

Se eu não existisse, ninguém iria notar minha ausência; nem notaria a ausência de qualquer outro ou outra que existisse. Mas, antes de eu existir, Deus já me conhecia e amava; por isso me chamou à vida: sou criatura sua. Cada pessoa é criatura de Deus, amada e convidada por ele ao banquete da vida. A vida é, assim, o primeiro chamado de Deus, a primeira vocação.
Se a vida já é vocação, devo-lhe uma resposta. Qual será a resposta que Deus espera de mim? Certamente a vida tem um sentido a descobrir, uma obra a realizar. E ninguém o faz em meu lugar.
A primeira resposta ao chamado da vida é compromisso sagrado de quem a considera um dom de Deus confiado aos cuidados humanos. Colocar-se a serviço da vida já é responder a vocação.

Fonte: http://www.tendafranciscana.org.br/smn_vida.htm




Vocação a Vida Religiosa

A união com Deus pela entrega livre e total à pessoa e à proposta de Jesus Cristo é a finalidade própria da vida religiosa. O que anima a vida religiosa é a vivência do amor fraterno e o serviço gratuito a todos, sem distinção.
Os religiosos, buscando em si os mesmos sentimentos de “Cristo Jesus”, encontram-se reunidos em inúmeras Famílias Religiosas (Ordens, Congregações e Institutos). São chamados a viver um estilo de vida próprio em que o essencial é a consagração total a Jesus Cristo e ao seu projeto, através dos votos de pobreza (partilhando o que tem na simplicidade de vida), de castidade (amando a Deus e a todos sem exceção) e de obediência (entregando livremente a Deus sua vontade através da comunidade); realizando diversos serviços e ministérios na Igreja e na sociedade.
Eles são chamados a viver em comunidade que é o lugar do aprendizado do encontro fraterno e da vivência da disponibilidade e do serviço aos homens e mulheres de nosso tempo.

Fonte: http://www.jesuitas.com.br/Vocacao/Peregrino/Novo05/Agosto/editor.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário